Um dos benefícios da rápida evolução da tecnologia da informação têm sido o desenvolvimento de sistemas que podem medir, avaliar e responder a mudanças.
A habilidade para controlar estas mudanças tem sido o motivo principal para o desenvolvimento da forma como nós projetamos nosso ambiente físico, em particular, os edifícios nos quais nós trabalhamos.
Como resultado, estamos testemunhando um crescimento significativo na área de "Edifícios Inteligentes" – edifícios que incorporam tecnologia de informação e sistemas de comunicação, tornando-os mais confortáveis, seguros, produtivos e com otimização de custos.
Uma solução de Edifício Inteligente compõe-se de um sistema de cabeamento estruturado que permita o tráfego de dados, voz, vídeo e sistemas de gerenciamento de edifícios.
Um edifício inteligente é aquele que reune condições que visem otimizar as nossas relações com o próprio meio em que vivemos ou trabalhamos. É um edifício equipado com a infraestrutura de telecomunicações que habilita-o a, continuamente, responder e adaptar-se a condições de mudança, permitindo um uso mais eficiente de recursos, além de aumentar o conforto e a segurança de seus ocupantes.
Um edifício inteligente provê estes benefícios através de sistemas de controle automatizados tais como: aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC); detecção e controle de incêndio, segurança patrimonial, gerenciamento de energia e iluminação. Por exemplo, em caso de um incêndio, o alarme de incêndio comunica-se com o sistema de segurança para destrancar as portas. O sistema de segurança comunica-se com o sistema de HVAC para regular o fluxo de ar afim de prevenir que o fogo se propague.
A introdução no ambiente de trabalho dos computadores, impressoras, foto-copiadoras e aparelhos de fax tem aumentado a poluição interna dos edifícios. As facilidades de redes elétrica e de telecomunicações em edifícios de escritórios estão cada vez mais sob pressão para satisfazer a demanda criada pelo rápido crescimento das tecnologias de computadores e redes. Como consequência, estes fatores têm um impacto definitivo na produtividade do trabalhador. No entanto, as novas tecnologias podem ser usadas para criar Sistemas de Edifícios Inteligentes que solucionam estes problemas provendo um ambiente de trabalho saudável, mais produtivo e com menos energia desperdiçada. Como estes aspectos são fatores críticos para o sucesso dos negócios, os empreededores e proprietários de Edifícios Inteligentes têm um clara vantagem ao atrair e manter ocupantes (compradores ou inquilinos).
Alguns benefícios desta solução são óbvios, tais como o inquestionável valor patrimonial de um espaço de escritórios de alta tecnologia. Outros podem surpreender: a manutenção é mais simples, os custos de operação são mais baixos e a flexibilidade do gerenciamento e quase ilimitada.
O conceito de Edifício Inteligente reconhece que o custo verdadeiro de um edifício não é simplesmente o custo de construção. Ele deve incluir os custos de operação e manutenção ao longo de sua vida útil. Os Edifícios Inteligentes proporcionam redução de custos em todas estas áreas otimizando sistemas de controle automatizado, comunicação e gerenciamento. Além disso, também protegem o investimento nos custos de manutenção, perda de tempo/produtividade de empregados, e na perda de clientes para concorrentes.
Quanto ao custo de implementação, é preciso considerar todos os sistemas que estarão em uso no edifício. Serão necessárias linhas de dados e voz, provavelmente vídeo, além de um grupo de sistemas de gerenciamento (desde controle de iluminação e energia a segurança patrimonial e de incêndio. Certamente, serão necessários no mínimo cinco sistemas de cabeamento a instalar, cujo custo representa aproximadamente 30% do custo de cada um dos sistemas, envolvendo cabos UTP, de controle, coaxiais, híbridos, etc..
Ao considerar o mesmo projeto com uma solução de cabeamento estruturado, cinco instaladores de cabeamento dedicado são dispensados passando para apenas um devidamente certificado, além de apenas um custo de mobilização. Além disso, todos os sub-sistemas do edifício são gerenciados a partir de apenas um ponto comum de controle, simplificando a administração e proporcionando informações mais apuradas de controle de custo.
Outro aspecto ao implementar soluções de Edifício Inteligente sob um sistema de cabeamento estruturado é que a infraestrutura de tubulações a ser construída torna-se apenas uma.
Quanto custará uma construção? Uma grande quantidade de dinheiro, claro! Porém, pode custar quatro a cinco vezes mais para operar o edifício durante um ciclo de vida de 40 anos. Tipicamente, o custo inicial de construção é de apenas 11% dos custos incorridos durante estes 40 anos. O custo de operação pode custar de 40 a 50%.
A proteção do investimento, bem como o desembolso de manutenção, podem ser reduzidos caso sejam feitas definições e escolhas de gerência antes da construção. Uma solução de cabeamento estruturado pode custar até 60% menos para gerenciar e manter do que um sistema de cabeamento tradicional. Um Edifício Inteligente funciona dentro de um controle de custos muito mais efetivo, pois o sistema de cabeamento e os de conectividade simplificam a manutenção e elimina a necessidade futura de atualizações.
|